Fortaleza de Minas

A CIDADE DE FORTALEZA DE MINAS

O município de Fortaleza de Minas está localizado no Sudoeste de Minas Gerais, onde se destaca a agropecuária como a principal atividade econômica.

O município está a 380 km de distância de Belo Horizonte, apresenta relevo constituído por 20% de superfície plana, 50% ondulado e 30% montanhoso, com cotas altimétricas variando entre 1.251 metros na Serra do Chapadão e 836 metros no ponto mais baixo. O Município de Fortaleza de Minas limita-se com os municípios de Passos, Itaú de Minas, Pratápolis, Jacuí e São Sebastião do Paraíso e tem uma área total de aproximadamente 218 km².

De acordo com o censo realizado no ano de 2010 pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o município de Fortaleza De Minas tinha 4.098 habitantes. Atualmente a estimativa é de 4.382 habitantes.

Fortaleza de Minas surgiu na região mineradora do município de Jacuí, que, no passado, foi uma das prósperas zonas mineradoras das Gerais. Sua história remonta ao início do século XVIII, quando muitos mineradores instalavam fazendas, que os apoiavam e abasteciam. Com isso, eles mesmos se transformavam em fazendeiros, na medida em que exauriam as lavras e os garimpos. Para o trabalho duro da lavoura daquela época, era generalizado o emprego da mão-de-obra escrava. 

Fortaleza de minas se situa onde teria existido um quilombo. Nesse quilombo teria morrido um preto velho, ao qual a crendice popular atribuiria dons milagreiros. A cruz que marcava o local que o escravo morreu foi substituída por uma capela, surgindo posteriormente o povoado de Santa Cruz das Areias. Em 1891, o arraial foi elevado a distrito e anexado ao município de São Sebastião do Paraíso. Dez anos depois, o distrito foi transferido para o município de Jacuí. Somente em 01/03/1963, que Santa Cruz das Areias se emancipou, passando a se chamar Fortaleza de Minas, tomando posse como interventor o Sr. João Queiroz. A Serra da Fortaleza, próxima à cidade, inspirou o nome desta, sendo acrescentado o 'de Minas', para diferenciá-la da capital do Ceará. No limite urbano de Fortaleza de Minas está o Rio São João, de grande volume de água, pequenas cachoeiras e belas formações rochosas, cercado por linda paisagem.
Quem nasce em Fortaleza De Minas é fortalezense.

MAPAS:


FIGURA 1 - Localização do município de Fortaleza de Minas em Minas Gerais. Fonte: Raphael Lorenzeto de Abreu (2010).

 


FIGURA 2 - O município de Fortaleza de Minas com seus municípios divisores
Fonte: IGA – Instituto de Geociências Aplicadas

 

BRASÃO DE FORTALEZA DE MINAS

 

Acesse o Site: www.fortalezademinas.mg.gov.br