Pratápolis

Historia de Pratápolis MG

Denominações anteriores: Espírito Santo do Prata
Data da Fundação: 14 de Setembro de 1891

Com o declínio da atividade extrativista em Minas Gerais, sobretudo em Jacuí, os moradores passaram a se dedicar a outras atividades como a agricultura e a pecuária. Nas fazendas daquela região havia um córrego bastante utilizado pelos boiadeiros para dar de beber aos animais. Havia também um fazendeiro chamado Sebastião Prata, que permitia que tais homens vindos de lugares como Mato Grosso, Goiás e São Paulo pernoitassem em suas terras para descanso, sem cobrar nada por isso. Em sua homenagem, a região passou a ser chamado de Prata.

Tempos depois, por volta de 1860, outro grande fazendeiro, João Evangelista de Pádua, dá a sua contribuição para a cidade que viria a se chamar Pratápolis. Ele doa uma parte de suas terras para a construção de uma capela dedicada ao Divino Espírito Santo. Seu objetivo era facilitar a vida religiosa dos colonos e negros de algumas senzalas que moravam no local, evitando que tivessem de se deslocar até Jacuí para manter viva a fé. Na propriedade doada, ao redor da capela, formou-se um povoado que passou a ser conhecido como Espírito Santo do Prata.

Em vista da localização estratégica do povoado, o fazendeiro Izaías José Ribeiro também doa terras para que o povoado cresça, se desenvolva e emancipe, pois fazia parte ainda do município de Jacuí. Isso acontece com a criação da lei provincial 2087 de 24 de 1874, confirmada pela lei estadual 2, de 14 de setembro de 1891. Assim é criado o distrito Espírito Santo do Prata, subordinado ao município de São Sebastião do Paraíso.

Também faz parte da história da cidade a estação ferroviária de Pratápolis, inaugurada em 1919. A Mogiana teria sido responsável pela criação do nome da estação. Este passou a vigorar oficialmente como nome da cidade pelo decreto-lei estadual 148, de 17 de dezembro de 1938. E em dezembro de 1943 o distrito se emancipa de São Sebastião do Paraíso, pelo decreto-lei estadual 1.058. Assim é criado um novo município, que tem como sede Pratápolis.

Acesse o site: www.pratapolis.mg.gov.br